Ultraman, 1966 - Tsuburaya
O QUE É TOKUSATSU?
Com certeza fica fácil quando alguém fala de
Jaspion,
Ultraman ou até mesmo
Power Rangers, mas este tipo de produção vai muito além disto. Esta é uma pergunta que sempre é feita para quem curte e, principalmente, para quem cria conteúdo sobre tokusatsu. A palavra de certa forma têm duas formas de serem usadas, em seu significado e em como ficou popularizado, sendo que ambas estão totalmente interligadas.
O termo tokusatsu vem de "tokushu kouka satsuei", que significa "filmagem com efeitos especiais", apesar de muitas vezes ser usado apenas "filmes de efeitos especiais", para filmes e séries em live-action (termo usado para produções com pessoais reais). Este termo também ficou popularizado para identificar filmes de monstros gigantes (Kaiju) como Godzilla, e filmes e séries como as franquias de super heróis infanto-juvenis como: Kamen Rider, Metal Hero (Jaspion), Ultraman, Super Sentai (Changeman) e diversos produções para o cinema e para TV com formatos semelhantes
Efeitos especiais é um termo que abrange diversos tipos de ações como: efeitos práticos, efeitos visuais, efeitos computadorizados, entre outros. O nascimento do efeito especial remete ao próprio surgimento do cinema com primeira exibição de um de um filme em 1895 com
L'Arrivée d'un Train à La Ciotat (A Chegada do Trem na Estação) dos irmãos
Lumière
Toda criação do cinema daria muita história para contar, pois envolve esforço de muitos nomes, mas quando se trata do efeito especial, temos que pular para 1896 quando o ilusionista francês
Georges Méliès começou a exibir seus filmes. Podemos afirmar que ele foi pioneiro nos efeitos especiais. Seu filme
Le Voyage dans la Lune (Viagem à Lua), de apenas 14 minutos foi provavelmente o primeiro grande exemplo do uso de efeitos especiais (este filme possui uma imagem icônica até hoje de uma Lua com um rosto e uma nave que pousou em um de seus olhos).
Viagem à Lua de Georges Méliès feito em 1902 abrindo portas para iamginação da recém-inaugurada sétima arte
Goketsu Jiraiya de Shozo Makino em 1921
Este início do cinema não movimentou apenas o ocidente, mas o oriente também. No Japão ao fim do século 19 e começo do século 20, o país vivia a era Meiji, um período que se inicia uma forte influência dos Estados Unidos com abertura de seus portos. O cinema foi introduzido no Japão pela primeira vez em 25 de novembro de 1896, quando foi exibido algumas produções na cidade de Cobe, ocorrendo ali a primeira exibição pública de um filme no país. No ano de 1898, foram produzidos alguns curtas-metragens e a primeira grande produção do cinema japonês ocorreu em 1913, quando o diretor e produtor Shozo Makino, considerado "pai" do cinema japonês, uniu-se ao ator Matsunoke Onobe para realizarem a primeira de várias versões de Chushingura (Os 47 Ronins). Makino pode ser considerado um grande percursor do tokusatsu, por comerçar a utilizar efeitos especiais em suas produções. Em 1921 um dos primeiros registros que temos sobre ninjas em filmes com efeitos especiais é em uma produção e Makino chamado Goketsu Jiraiya, um curta de cerca de 21 minutos.
Quanto a popularização do termo, as influências para estas produções são diversas: ficção científica, cinema, desenhos e séries de diversos países, super-heróis, artes marciais, contos, teatro tradicional, teatro kabuki, teatro bunraku, dentre tantas coisas que influenciaram e ainda influenciam tanto a atuação quanto a produção no Japão.
Eiji Tsuburaya é o principal nome quando falamos de tokusatsu, diretor de efeitos especiais de diversos filmes, ganhou notoriedade com Godzilla de 1954 (Toho) e nos anos 1960 fundou a Tsuburaya Productions e a franquia Ultraman, o que colaborou a popularização do termo como citado anteriormente. Existem diversos nomes que também contribuíram como: Ishiro Honda (diretor de filmes como Godzilla e Rodan), Shotaro Ishinomori (mangaká criador de Kamen Rider e dos primeiro Super Sentai), Toru Hirayama (produtor da Toei que esteve à frente de muitas produções como as primeiras séries da franquia Kamen Rider), Susumu Yoshikawa (produtor da Toei conhecido como o "pai" dos Metal Heroes), Tomio Sagisu (fundador da P Production, produtora
Eiji Tsuburaya (1901-1970)
Um dos criadores de Godzilla e criador do Ultraman
Shotaro Ishinomori (1938-1998)
Criador do Kamen Rider e Sentai
de Spectreman, Lion Man, entre outros), Takeyuki Suzuki (produtor da Toei responsável por muitos sucessos da franquia Super Sentai, principalmente nos anos 80), Shozo Uehara (roteirista de diversos episódios e séries da Toei e Tsuburaya), Susumu Takaku (roteirista de diversas séries da Toei), Nobuo Yajima (diretor de efeitos especiais que foi responsável por muitas produções da Toei e P Production), Sonny Chiba (famoso ator e fundador da JAC, empresa de dubles), Chumei Watanabe (compositor responsável por grandes trilhas de muitas produções) e tantos outros que fizeram parte do desenvolvimento, expansão e popularização do tokusatsu. A introdução e profissionalização de dublês de ação (principalmente com a Japan Action Club e a Oono Kenyukai) cresceu graças ao tokusatsu e colaborou muito com o desenvolvimento destas produções.
Godzilla, 1954 - Toho
Kotetsu no Kyojin (Super Giant), 1957 - Shintoho
Gekko Kamen, 1958 - Toei
Diversos personagens de várias produtoras
A POPULARIZAÇÃO
É divulgado por muitos que filme Godzilla de 1954 é considerado o primeiro tokusatsu, devido a importância dos efeitos especiais neste filme para o cinema japonês. Outros marcos para o gênero foram com Super Giant (Kotetsu no Kyojin) em 1957, considerado o primeiro super-herói japonês em live action, com uma série de curtas-metragens, e com a série do super herói Gekko Kamen, em 1958. Este período também teve influência e serviu como uma resposta aos sucessos de programas americanos como As Aventuras do Super-Homem, estrelada por George Reeves nos anos 1950.
Existem produtoras que se especializaram em produções responsáveis pela expansão e popularização de filmes e séries tokusatsu que estão na ativa até hoje como a Toho (Godzilla), Tsuburaya (Ultraman), Toei (Super Sentai e Kamen Rider) e Tohokushinsha (Garo) e outras que já não existem mais como a P Production (Spectreman) e Daiei (Gamera).
Por aqui diversas produções de tokusatsu fizeram muito sucesso, a princípio com National Kid (1960, Toei), Ultraman (1966, Tsuburaya), Vingadores do Espaço (1966, P Production), Ultraseven (1967, Tsuburaya), Robô Gigante (1968, Toei), Spectreman (1971, P-Production) e os filmes de Godzilla (Toho), dentre outras.
Sem sombra de dúvidas o auge deste gênero por aqui foi na década de 1980, que nos trouxe dois dos maiores ícones da cultura pop brasileira: o Metal Hero Jaspion e o Super Sentai Changeman, produções de 1985 da Toei. Graças a isto ocorreu uma grande "explosão" de lançamentos no Brasil.
O fantástico Jaspion, 1985 - Toei
Esquadrão relâmpago Changeman, 1985 - Toei
O tokusatsu fez e ainda faz muito sucesso pelo mundo e marcaram gerações não apenas no Brasil, mas também na França, Portugal, Chile, Peru, Filipinas, Tailândia, entre outros.
Spiderman, 1978 - Toei e Marvel
Kyouryuu Sentai Zyuranger, 1992 - Toei
COLABORAÇÃO AMERICANA
Os americanos também estão envolvidos com produções tokusatsu, a Marvel nos anos 1970 em parceria com a Toei colaborou com algumas produções, co-produzindo uma versão do Homem Aranha (que teve robô gigante, artificio também incluso após isto nos Super Sentai) e também algumas séries da franquia Super Sentai.
Em 1992 o empresário
Haim Saban, um fã da franquia
Super Sentai (formado por uma equipe de heróis representados por diversas cores e diferentes temáticas), comprou os direitos fora do
Japão desta franquia e, misturando cenas japonesas com americanas, criou os
Power Rangers (1993), o que colaborou ainda mais com a popularização do
tokusatsu
pelo mundo.
ATUALMENTE
A popularidade do tokusatsu é tamanha que existem produções que buscam seguir ou se inspirar em seus formatos em diversos países como China, Coréia do Sul, Tailândia e até mesmo aqui, como a produção independente Insector Sun e também inspiram diversas outras mídias.
O cinema japonês segue evoluindo seus efeitos especiais, as produções conhecidas hoje como tokusatsu seguem se renovando e apesar de soar datado para alguns. O sucesso destas produções não dá sinais de enfraquecer, seja com novas séries e filmes ou relembrando as antigas, o tokusatsu segue presente na cultura pop de todo o mundo.
Insector Sun, criada por Christiano Lee (produção brasileira)
Por: Giuliano Chagas
Se reproduzir a matéria, credite o Tokusatsu.com.br
Esta matéria poderá ter upgrades periódicos e é usado como fontes diversos sites e livros sobre tokusatsu e cinema (ocidental e oriental).
Todas as imagens e direitos pertencem aos seus donos.
Indicações de textos:
Um pouco sobre a história da Japan Action Club
https://tokusatsu.com.br/um-pouco-sobre-a-jac
Conhece a história de Stan Lee e Sun Vulcan?
https://tokusatsu.com.br/conhece-a-historia-de-stan-lee-e-sun-vulcan
Indicações de Tokucast:
Tokucast #63 – Eiji Tsuburaya
https://tokusatsu.com.br/tokucast-63-eiji-tsuburaya
Um bate papo sobre aquele que é considerado um dos "pais" do tokusatsu moderno.
Tokucast #116 – Um pouco sobre a história da Japan Action Club
https://www.tokusatsu.com.br/tokucast-116-um-pouco-sobre-a-historia-da-japan-action-club
Um bate papo sobre a empresa de dublês e artistas que mudou as produções de super-herói em live action da Toei.
Tokucast #21 – Um pouco sobre Marvel, Toei e tokusatsu
https://www.tokusatsu.com.br/tokucast-21-um-pouco-sobre-marvel-toei-e-tokusatsu
Um bate papo sobre como a Marvel agregou na evolução das produções de super-herói em live action da Toei.
Tokucast #141 – Especial do Rei: Godzilla 1954
https://tokusatsu.com.br/tokucast-141-godzilla-1954
Um bate papo sobre Godzilla de 1954, um marco zero para o tokusatsu moderno.
Tokucast #94 – Gerações e Nostalgia
https://www.tokusatsu.com.br/tokucast-94-geracoes-e-nostalgia
Um bate papo contando um pouco da importância destas produções na vida de fãs brasileiros.
Tokucast #57 – Séries antes de Jaspion no Brasil
https://tokusatsubrasil.com.br/tokucast-57-series-antes-de-jaspion-no-brasil
Um bate papo sobre diversas produções que chegaram aqui bem antes do "boon" de Jaspion.
Tokucast #192 – A Ninjamania
https://tokusatsu.com.br/tokucast-192-a-ninjamania
Um bate papo sobre a ninjamania, mas contanto muito do inicio do mito e primórdios do tokusatsu no Japão
Tokucast #138 – Teatro Kabuki
https://www.tokusatsu.com.br/tokucast-138-teatro-kabuki
Um bate papo sobre a história do teatro kabuki com um profissional dançarino do Núcleo Experimental de Butô e Fujima Ryu de dança Kabuki.